Em Le Salaire de la Peur (1953), de Henri-Georges Clouzot, quatro homens são encarregues de transportar dois camiões carregados de nitroglicerina através dos caminhos acidentados de um qualquer país da América do Sul. Fazem-no por dinheiro ou porque não se importam de morrer. Depois de um prólogo de quase uma hora em que se sucedem as cenas de antologia, começa a viagem: quatro homens, dois camiões e uma carga mortal ao primeiro percalço. E depois chegam os vícios e virtudes humanas. Todas as misérias e grandezas. Todos os rasgos e acanhamentos. Só que Clouzot filma a coragem e a cobardia com a mesma distância apática. A generosidade e a vileza como se de características neutras se tratassem. Neste filme, o confronto entre o bem e o mal morais não é resolvido pelo cinema. É o espectador, com a sua particular ordem de valores, na comodidade ética do seu sofá que acaba por desempatar. Na altura em que o filme saiu, houve quem o qualificasse de antiamericano e anticapitalista (é ao serviço de uma companhia petrolífera americana que estes homens, em condições impiedosas, arriscam a vida). Mas não se trata de nada disso. O filme é - como é também The Treasure of Sierra Madre, de John Huston - um cruel tratado sobre a natureza humana. Não é antiamericano nem anti coisa nenhuma. É o que somos. Ou tudo aquilo que podemos escolher ser.
Arquivo do blogue
Links
- 31 da Armada
- Atlântico
- Arrastão
- As Aranhas
- Blasfémias
- ...bl-g- -x-st-
- Bomba Inteligente
- O Cachimbo de Magritte
- A Causa Foi Modificada
- Contra a Corrente
- Desesperada Esperança
- Devaneios
- Diário
- Estado Civil
- Ex-Ivan
- O Futuro Presente
- Gato do Cheshire
- Homem a Dias
- Incontinentes Verbais
- O Insurgente
- Mar Salgado
- Memória Inventada
- A Invenção de Morel
- Moody Swing
- Noite Americana
- No Quinto dos Impérios
- Origem das Espécies
- Pastoral Portuguesa
- Portugal Contemporâneo
- Still Kissin
- Tradução Simultânea
- Um Blog sobre Kleist
- Vício de Forma
- Voz do Deserto
- Abrupto
- Alexandre Soares Silva
- The American Conservative
- Ananana
- A & L Daily
- Artnet
- The Believer
- Blissblog
- Cinco dias
- Cinecittà
- Commentary
- flur
- Hitdabreakz
- Jazz e Arredores
- João Pereira Coutinho
- National Review
- Other Music
- Pitchfork
- Pobre e mal agradecido
- Provas de Contacto
- Shock Cinema
- Snobsite
- The Spectator
- Suicide Girls
- Wall Street Journal
- The Wire